quarta-feira, 13 de junho de 2012

Zefa da Guia e Monja Coen falam para colaboradores do SESC


Zefa da Guia
Cerca de 150 colaboradores do Serviço Social do Comércio – SESC participaram na tarde de ontem, 10/05, no auditório do Hotel Quality, do primeiro fórum de sustentabilidade ambiental promovido pela instituição, com o objetivo de sensibilizar os funcionários para a importância do tema e mantê-los ativos na implantação do plano de sustentabilidade que o SESC iniciou dia 27 de março na sede administrativa.

 O encontro foi marcado pelas presenças da Monja Coen e da parteira de Poço Redondo, interior sergipano, Josefa Maria da Silva Santos, conhecida como Zefa da Guia. Considerando a singularidade, ambas, apresentaram para uma platéia atenta, os saberes transmitidos pelos seus antepassados e os adquiridos ao longo dos anos pela experiência de cuidar e acolher o próximo em suas jornadas de vida e espirituais.
Instituto de Artes Cênicas de Aracaju apresentando
esquetes teatrais referentes ao tema sustentabilidade



Monja Coen
 Josefa da Guia, 67 anos, contou um pouco da sua história que teve inicio aos 11 anos de idade quando realizou o seu primeiro parto. A partir daí mais de cinco mil crianças foram trazidas ao mundo pelas mãos da parteira mais conhecida e respeitada do sertão sergipano. Benzedeira e erveira, Zefa é convidada por universidades e instituições de diversas regiões do país para falar sobre a sua experiência com as ervas medicinais e o poder de cura que elas têm quando bem aplicadas. “Tudo tem seu tempo: hora de colher, de preparar e de beber, mas, o segredo está no cuidar sem receber em troca e na fé”, disse, deixando o ensinamento de que “resguardo de boca é saúde para o corpo”.

 Quebrando a sonoridade sertaneja com uma breve pausa para meditação, a Monja Coen Sensei, missionária oficial da tradição Soto Shu e Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, em São Paulo, trouxe uma profunda reflexão sobre a importância de educar as pessoas a ter sensibilidade suficiente, para sair de si mesmas, de suas necessidades pessoais e se colocar a serviço e disposição do grupo, das outras pessoas e da natureza. “Nada pertence ao ser, pertence à vida”, enfatizou, emocionando o público com suas mensagens de amor e perdão, que segundo ela, é o elixir essencial para as dores do corpo e da alma.

 No encerramento, foi aberto o debate onde o público pôde tirar suas dúvidas com relação aos benefícios das ervas medicinais, receitas fototerápicas, o poder da meditação e da oração. Entremeando os trabalhos da tarde os atores do Instituto de Artes Cênicas de Aracaju, apresentaram esquetes teatrais relacionados ao tema e realizaram intervenções bem humoradas, buscando uma maior integração do público.

 O evento contou com a participação do presidente da Fecomércio – SESC/SENAC, Abel Gomes da Rocha Filho; da diretora regional do SESC, Excelsa Machado; do Promotor de Justiça, Eduardo Matos; representantes do Ministério da Saúde, da Funasa, SENAC e UFS.


Fonte: sesc-se.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para postar seu comentário; caso não tenha conta no Google selecione: Nome/URL e digite apenas seu nome, ou a opção: Anônimo. Sua mensagem será encaminhado para o E-mail: zefadaguiazefadaguia@yahoo.com