Cultura


Eu defendo a minha cultura, a cultura da comunidade Quilombola Serra da Guia com unhas e dentes, faço o que deve ser feito e o que poço, só não faço mais porque não poço, e não tenho recursos.

Promovo novenas todo ano em cima de uma Serra que por sinal é a mais alta do estado de Sergipe, são 09 (nove) noites de novena num cemitério a onde tem 1.500 corpos de escravos enterrado, pois essa novena era tradição dos antepassados e continuo mantendo viva essa cultura e até o dia que Deus mandar mim chamar.

Na minha casa promovo todo ano uma novena que é usada os instrumentos dos antepassados como zabumba, taboca “pife” e também leilões das coisas que recebo como doação para a novena que é referência no Estado de Sergipe, vem gente de Alagoas,  da Bahia participar, a onde se reúne mais de 3 mil pessoas todos anos, mato porco, galinha peru, guiné, carneiro, pra da pra o povo comer.

Todo ano em janeiro eu e a as pessoas da comunidade Serra da Guia vamos a romaria de meu Padim Ciço Rumão, no Juazeiro do Norte, o qual eu e a comunidade somos muitos devotos, temos 37 anos de romaria nunca perdemos um ano, já alcancemos e fomos validos em muitas promessas que fizemos.